Compartilhe:
Nesta terça-feira (9/7), o Qualifica Maricá, projeto da Prefeitura de Maricá, oferecido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS), inicia o período de matrícula para os mais de 1.400 sorteados no processo de seleção do oitavo ciclo.
Para saber se foi sorteado e garantir a sua vaga em um dos 16 cursos do projeto, os inscritos devem verificar o site www.qualificamarica.com.br, a partir das 16h, desta segunda-feira (8/7) e conferir o resultado.
Os contemplados devem comparecer ao polo escolhido, nos dias 9 e 10 de julho, com os seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade. Todos originais. Após esse período, inicia-se a matrícula das vagas remanescentes, aquelas que não foram preenchidas pelos sorteados, que seguem até o dia 12 de julho. As aulas terão início na segunda-feira (15/7).
Todas as aulas serão ministradas presencialmente, por instrutores qualificados e experientes, em um dos cinco polos do projeto (Centro, Condado, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra).
Sobre o Qualifica Maricá
Iniciado em 2022, o Qualifica Maricá é um projeto do município que promove a oferta de cursos de qualificação profissional, com duração de três meses, visando o aumento das chances de inserção e reinserção no mercado de trabalho e a possibilidade de se tornarem empreendedores na região.
Desde o seu lançamento, foram oferecidas 8.875 vagas, distribuídas em sete ciclos.
Cronograma
Período de matrícula dos sorteados: 9 e 10 de julho;
Verificação de disponibilidade de vagas: 11 de julho;
Período de matrícula para aproveitamento de vagas: 11 e 12 de julho;
Início das aulas: 15 de julho.
Endereços dos polos do Qualifica Maricá
Centro – Rua Barão de Inoã, nº 500;
Condado – Rodovia Ernani do Amaral Peixoto, Km 31;
Inoã – Rua dos Mamoeiros, Lote 12 – Quadra 02;
Itaipuaçu – Avenida Carlos Mariguella, nº 160;
Ponta Negra – Avenida Antônio Carlos Jobim, nº 225.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.