Compartilhe:
O Qualifica Maricá, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado através do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS), promoveu, na quarta-feira (19/12), um dia voltado à valorização e incentivo ao empreendedorismo.
A ação, realizada no polo de Itaipuaçu, nos turnos da manhã e noite, reuniu alunos e ex-alunos que atuam de forma empreendedora. Na atividade, a apresentação de seus produtos e debates sobre as possibilidades do setor no cenário de trabalho do município.
A proposta surgiu com a identificação de muitos alunos empreendedores que estão no curso à procura de conhecimento ou da conexão com outros empresários locais. Diante disso, os instrutores e a equipe pedagógica decidiram promover esse dia de integração, abrindo também o espaço para falar sobre o empreendedorismo como fonte de renda.
Para o professor Antônio Marcos de Souza, do curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web, o dia permitiu a divulgação do trabalho de quem faz empreendedorismo na cidade.
“Apresentamos os alunos empreendedores para todos que vieram. Assim, ninguém vai precisar ir lá fora contratar uma pessoa. Vamos aproveitar a mão de obra local! Queremos fazer com que as pessoas saibam o que cada um faz”, contou o instrutor.
As apresentações foram realizadas durante o intervalo das aulas, reunindo alunos dos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PCP), Desenhista de Produtos Gráficos Web, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Formação Inicial em Gesseiro (Drywall).
Uma das primeiras a incentivar a atividade para o seu instrutor, a aluna Márcia Vital comentou sobre a experiência:
“O instrutor Marcos começou a propor alguns projetos para a gente e comecei a trazer os meus trabalhos. Até que falei sobre a possibilidade de fazermos um evento sobre empreendedorismo. Essa também é uma forma de mostrar o que estamos aprendendo no curso e aplicando no nosso trabalho. Ele nos deu o maior apoio”, comentou a aluna.
Dona de uma marca de roupas e acessórios personalizados para animais domésticos, a aluna Andréa Garcia contou sobre o que achou da ação.
“Trazer o meu trabalho para dentro do Qualifica foi bem legal, porque é uma maneira de divulgar. Muita gente ainda não conhece, já que não divulgo. As pessoas estão gostando e estou feliz com isso”, disse a estudante do curso de Desenhista de Produtos Gráficos Web.
Com essa ação, o Qualifica Maricá reafirma o compromisso de oferecer o acesso da população ao conhecimento teórico e prático ao promover cursos com ênfase no mercado de trabalho e no empreendedorismo.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.