Qualifica Maricá aumenta seu corpo multidisciplinar

No segundo ano de funcionamento, projeto conta, agora, com psicologia para ampliar o acolhimento e orientação aos alunos

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Em atividade pelo segundo ano, o Qualifica Maricá, projeto da Prefeitura de Maricá, realizado pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS), está com novidades para ampliar a orientação nos atuais ciclos de qualificação profissional. A novidade é que a equipe multidisciplinar ganhou mais robustez ao incorporar um núcleo de Psicologia em sua estrutura, visando acolher alunos e funcionários.

 

No primeiro do ano do Qualifica Maricá, as unidades receberão alunos com as mais variadas experiências. Diante disso, segundo o coordenador-geral do projeto, Daivison Ramos, nasceu a necessidade de ampliar a equipe para auxiliar melhor durante o processo de qualificação.

 

“Nos ciclos anteriores, tivemos vários casos de alunos que precisaram de suporte da equipe de assistência social, cada um com uma história de vida. Diante da necessidade de acolher esses alunos da melhor forma possível, entendemos que era preciso incluir um profissional também da área de psicologia no corpo multidisciplinar e, assim, melhorar a experiência e vivência dos alunos”, disse Daivison Ramos.

 

Segundo ele, os benefícios com a instalação desse núcleo vão desde a promoção do bem-estar emocional e psicológico dos alunos à oferta de suporte e orientação durante o processo de aprendizagem. Além disso, se necessário, os alunos serão encaminhados para unidades de saúde para a realização de um acolhimento amplo.

 

“O nosso objetivo no projeto é acolher o aluno, os funcionários, de forma que eles se sintam respaldados terapeuticamente. Faço a escuta terapêutica e, através disso, encaminho os alunos e funcionários para o posto mais próximo da residência deles”, disse a psicóloga Thaisa Lopes.

 

O corpo multidisciplinar é composto, ainda, por uma assistente social e a coordenação pedagógica, que percorre as cinco unidades do projeto promovendo orientação e realizando atendimento aos alunos. Nesse contexto está também o trabalho de pesquisa socioeconômica para a promoção de ações que visam melhorias constantes no projeto.

 

“Estamos indo às unidades, nos apresentando e fazendo a sensibilização das turmas sobre a importância da pesquisa que, além de levantar o perfil socioeconômico dos alunos, também ajuda a melhorar os próximos ciclos do Qualifica”, disse a assistente social Rita Marcos.

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