Compartilhe:
Acontecerá, neste sábado (2/12), às 9h, na Escola Municipal Joana Benedicta Rangel, a entrega dos certificados de conclusão de cursos para 853 alunos do quinto ciclo do Qualifica Maricá, projeto da Prefeitura de Maricá, desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), em uma parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e o Instituto Brasil Social (IBS).
A cerimônia marca o encerramento de mais uma etapa deste projeto que se tornou referência em qualificação profissional no município e já formou, até o momento, 3.929 alunos, entre jovens e adultos, com idade a partir de 16 anos.
Lançado em 2022, o Qualifica Maricá já ofereceu 7.500 vagas ao longo de seis ciclos (estando o sexto em andamento), com 7.542 pessoas matriculadas. E vem batendo recordes de inscrição a cada etapa, tendo, ao todo, 31.751 inscritos.
Cursos oferecidos
Através do projeto estão sendo oferecidos 13 cursos de qualificação profissional. São eles:
Assistente Administrativo; Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção (PCP); Assistente de Recursos Humanos; Camareira em Meios de Hospedagem; Eletricista Instalador Predial; Formação Inicial em Gesseiro (Drywall); Instalador Hidráulico Residencial; Mecânico de Motocicleta; Desenhista de Produtos Gráficos Web; Pedreiro de Alvenaria; Eletricista de Sistema de Energias Renováveis; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Instalador de Sistemas Eletrônicos de Segurança.
Os cursos são distribuídos em cinco polos, localizados em Inoã, Itaipuaçu, Centro, Condado e Ponta Negra.
O Carnaval Brasileiro, Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, estrutura-se não somente a partir de desfiles carnavalescos das escolas de sambas, mas também em práticas, saberes, fazeres, modos de produção, formas de expressão cênica, plástica e musical.
Os cursos e oficinas do eixo Carnaval permitem que os alunos tenham um olhar mais amplo sobre os conceitos e práticas carnavalescas desenvolvidas nas aulas, diante disso, ao término da fase de aprimoramento, foi feito um desfile, em forma de Escolão, com a exibição de todas as atividades desenvolvidas.
Um resultado emocionante e belo aos olhos de todos os presentes na avenida Adélia Breve durante o desfile inteiramente produzido por nossos parceiros, Ilê Aiyê e PIM Maricá, junto de nossos desenvolvedores.
A festa do povo!
Ao participar do Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, a Incubadora de Inovação Social em Cultura se posiciona como um expoente no cenário do audiovisual e da inovação, tendo divulgado, na ocasião, a criação da plataforma de streaming do município, a Maricá Filmes. Canal para onde podem ser destinadas as melhores produções dos desenvolvedores dos cursos do eixo Cinema.
Visando o incentivo ao setor do audiovisual no município, a Incubadora de Inovação Social em Cultura atua como co-produtora de filmes que são gravados na cidade, gerando emprego e renda para a população local. Como contrapartida, os parceiros selecionam nossos melhores desenvolvedores, dos cursos do eixo Cinema, para participar de suas equipes, garantindo assim, sua inserção no mercado audiovisual.
Com o objetivo de promover nossos projetos, buscar novas parcerias no mercado cinematográfico mundial, fomentar o empreendedorismo e firmar alianças internacionais que visam a valorização e projeção do município de Maricá no cenário do audiovisual, a Incubadora de Inovação Social em Cultura participou, em 2023, do Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias.